Educação Infantil e 1º anos dos Anos Iniciais

Desde 2017 foram definidos seis direitos de aprendizagem na Educação Infantil e Alfabetização: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, sendo o aluno protagonista do processo educativo. A avaliação no Colégio Conhecimento na Educação Infantil e nos 1º Anos dos Anos Iniciais tem um papel central e não pode ser feita apenas no final do ano letivo. Por este motivo são produzidas avaliações semestrais e trimestrais, oportunizando mais tempo de observação e avaliação para este aluno.

Entendemos que a avaliação deve contemplar a evolução individual ao longo do tempo. Desta forma, são feitas observações em sala de aula que acompanham o cotidiano dos alunos na organização do espaço, outro instrumento avaliativo são as próprias produções dos alunos, com fornecimento de materiais que possibilitem novas aprendizagens e os registros dos professores. O objetivo principal é garantir a qualidade do ensino e a reflexão sobre a prática.

Destas observações, registros e atividades, são emitidos relatórios semestrais na Educação Infantil e trimestrais nos 1º Anos dos Anos Iniciais. Estes relatórios são em forma de Avaliações Descritivas e preenchimento da Tabela de Desempenho, observando as unidades temáticas trabalhadas e as regras de convívio com o grupo.

Ensino Fundamental e Ensino Médio - Avaliações Trimestrais

O sistema trimestral de ensino tem o objetivo de melhorar o desempenho do aluno e reduzir o estresse escolar, mostrando marcantes resultados na eficiência do aprendizado dos nossos alunos. No Fundamental I e II e Ensino Médio do Colégio Conhecimento utilizamos as Avaliações Trimestrais. A Avaliação Trimestral é uma avaliação periódica, feita de três em três meses, que analisa o desempenho do aluno no programa de aprendizagem.

Conforme previsto no REGIMENTO ESCOLAR, ao final de cada trimestre o professor deverá ter aplicado, no mínimo, 3 (três) instrumentos avaliativos, onde as datas serão previamente agendadas pela coordenação de ensino e enviadas na forma de cronograma trimestral por disciplina. O rendimento mínimo exigido será nota 7,0, ao final dos três trimestres.
As avaliações diárias, como a participação dos alunos, continuam sendo feitas, principalmente no final de cada dia, com registros dos conceitos apreendidos por todos os envolvidos. Esta avaliação tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento individual e identificar os pontos que mais precisam ser trabalhados.

RESSALTAMOS QUE O SISTEMA DE AVALIAÇÃO TRIMESTRAL PROPICIA:

I – um maior número de aulas entre uma avaliação e outra, o que permite abordar o conteúdo e sistematizá-lo de forma aprofundada, gerando assim mais aprendizagem;
II – planejar ações de melhoria aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem nos conteúdos estudados. Assim sendo o professor passa a ter mais tempo para acompanhar a aprendizagem do aluno em cada etapa da avaliação e maior tranquilidade para recuperar os conteúdos que, eventualmente, o aluno não tenha conseguido assimilar.

RECUPERAÇÃO TRIMESTRAL

A recuperação de estudos tem como objetivo proporcionar aos alunos que demonstrarem rendimento mínimo, a oportunidade de melhoria de aproveitamento, sendo, portanto uma recuperação de conteúdos. Somente o aluno que atingir média inferior a 7,0 será submetido à prova de recuperação. A recuperação trimestral é realizada após a efetivação das avaliações do trimestre, conforme datas previstas pela escola.
Quanto às avaliações de 2ª chamada, quando devidamente justificadas, o pai e/ou responsável deverá solicitar o requerimento junto a Secretária Acadêmica, que encaminhará as solicitações à coordenação para que a mesma indique o dia e horário da realização da prova.

BOLETINS

São 03 (três) entregas de boletim durante o ano, onde acontece o atendimento ao pai e/ou responsável, onde poderá acompanhar o desempenho escolar de seu filho (a). Os boletins também estão disponibilizados por meio do APP do colégio.